Imprensa

AACCMT destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil em Tribuna Livre na Câmara de Cuiabá

10/03/2025 às 21:00

AACCMT destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil em Tribuna Livre na Câmara de Cuiabá

Representantes da Associação Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) participaram, nesta quinta-feira (06), da Tribuna Livre na Câmara de Vereadores de Cuiabá para falar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
 
"Quanto mais cedo é realizado o diagnóstico e o encaminhamento aos serviços especializados, maiores são as chances de sucesso no tratamento e de salvar vidas", destacou Perolina Cezar, coordenadora técnica do projeto.
 
O coordenador científico do projeto, Dr. Wolney Taques, reforçou que são cuidados essenciais que podem fazer toda a diferença no diagnóstico e tratamento do câncer. "Há uma dificuldade no entendimento dos primeiros sinais, mas, com suporte técnico, profissionais e até mesmo a sociedade em geral, podemos atuar de forma ampla e encaminhar essas crianças para o atendimento especializado", disse. 
 
A participação na Tribuna foi realizada a convite da vereadora Katiuscia Manteli, que abraçou a causa e tem auxiliado no processo de sensibilização e na busca pela capacitação de profissionais. 
 
A AACCMT existe há 25 anos e atende, de forma gratuita, crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Entre os assistidos, estão crianças residentes no interior de Mato Grosso, em outros estados, em áreas indígenas e até de outros países, que necessitam de tratamento em centros especializados.
 
A associação oferece recepção, quartos compartilhados, banheiros, refeitório, administração e brinquedoteca. A unidade está localizada na Rua do Caju, nº 329, no bairro Alvorada, em Cuiabá.
 
De acordo com levantamento da diretoria, em 25 anos, a AACCMT acompanhou 794 assistidos e realizou mais de 19.114 atendimentos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), nos anos de 2023 a 2025, são estimados 7.930 casos de câncer em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos de idade, por ano, neste triênio, com um risco estimado de 134,8 casos por milhão de crianças nesta faixa etária.

Fonte: Assessoria de Imprensa

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet