O McDia Feliz
O que é o McDia Feliz?
Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é a maior campanha do país em prol de adolescentes e crianças com câncer. Muito mais do que uma campanha de arrecadação, o McDia Feliz é uma iniciativa que mobiliza os mais diferentes setores da sociedade em torno da causa, que é contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantojuvenil.
Todos os anos, o último sábado do mês de agosto é dia de transformar Big Mac em sorrisos. Toda a arrecadação obtida com a venda do Big Mac, isoladamente ou na McOferta nº1 (descontados os impostos), é revertida a projetos de instituições que trabalham em benefício de adolescentes e crianças com câncer. Soma-se ao sucesso da campanha a comercialização de tíquetes antecipados de Big Mac e de produtos promocionais vendidos pelas instituições parceiras, como camisetas e canecas.
Desde 1988, mais de R$ 200 milhões já foram arrecadados por meio da campanha. A destinação e utilização dos recursos são acompanhadas pelo Instituto Ronald McDonald, além de passar por auditorias que atestam a transparência do processo.
Ao longo dos últimos 26 anos, os recursos obtidos com o McDia Feliz têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, salas de quimioterapia e unidades de transplante de medula óssea. Casas de apoio e projetos psicossociais em benefício de adolescentes e crianças com câncer em todo o país também são contemplados pela campanha.
Em 2014 foram vendidos 1.789,710 milhões de sanduíches Big Mac em todo o Brasil, o que contribuiu para a arrecadação recorde de R$ 22,4 milhões, representando um crescimento de 9,7% em relação ao resultado de 2013.
Um pouco da História do McDia Feliz
No Brasil, o primeiro McDia Feliz foi realizado em 1988 e beneficiou a Ação Social de São Paulo. Desde então a campanha tem se expandido e, ao longo de suas 26 edições, já beneficiou dezenas de instituições de todo o Brasil que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a adolescentes e crianças com câncer e seus familiares. A causa do câncer infantojuvenil foi abraçada há muito tempo pelo Sistema McDonald’s. A empresa assumiu essa causa há mais de 30 anos nos Estados Unidos quando fundou a primeira Casa Ronald McDonald na Filadélfia.
Objetivos da campanha:
– Despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças de 0 a 19 anos.
– Captar recursos e concentrar esforços para a realização de projetos prioritários em nível local, regional e nacional.
– Contribuir para o aumento do índice de cura do câncer infantil e juvenil.
Arrecadação McDiaFeliz no Brasil nesses 15 anos:
2000 - R$ 5.600.870,00
2001 – R$ 6.718.841,00
2002 – R$ 7.445.657,00
2003 – R$ 7.032.113,00
2004 – R$ 6.279.526,00
2005 – R$ 8.618.578,00
2006 – R$ 9.400.110,00
2007 – R$ 10.179.769,00
2008 – R$ 11.524.268,00
2009 – R$ 11.661.422,00
2010 – R$ 13.004.018,00
2011 – R$ 17.364.015,00
2012 – R$ 18.354.262,00
2013 – R$ 20.433.191,00
2014 – R$ 22.482.900,00