COM APOIO DA AACC - Após 7 anos, menina se cura da leucemia e volta à rotina na escola

14/07/2024 às 14:50

COM APOIO DA AACC -  Após 7 anos, menina se cura da leucemia e volta à rotina na escola

Pouco antes de completar 3 anos, Angela Rodrigues Rocha foi diagnosticada com leucemia. A doença não a permitiu vivenciar a infância por completa. Foram 7 anos até a cura, hoje, aos 11, ela teve alta médica e está retomando a vida como uma pré-adolescente ao lado da família e dos amigos. Durante esse processo, foi assistida pela Associação de Amigos da Criança do Câncer de Mato Grosso (AACC-MT).

Em entrevista ao , a mãe dela, Fabiana Rocha de Oliveira, disse que tudo começou com uma infecção na garganta. Mas, o diagnóstico só veio 2 meses depois, quando Angelina já estava internada. Ela tinha picos de febre. Um exame de medula foi necessário para que a leucemia fosse confirmada.

Foram dois longos meses, lembra a mãe. "Começou com a garganta, deu um abcesso. Ela ficou internada por dois meses, fazendo exames de biopsia, tomografia, mas dava negativo. Um dia, deu uma febre tão alta de noite, que os exames deram altos no índice de leucíticos. As plaquetas também estavam baixas", relembra.

O câncer só foi confirmado após o exame da medula. "Ela fez tratamento até os 10 anos. Começa com químico, depois injeções e no final os comprimidos. A alta e a cura só aconteceram no ano passado" explicou.

Durante os anos de tratamento, a família, que é de Várzea Grande, contou com o apoio da AACC nas internações, medicações e alimentação. Fabiana ressaltou que o apoio foi essencial para passar pelo processo mais doloroso e difícil da vida.

"Fomos assistidos pela AACC com medicações, cestas básicas e mesmo após alta eles continuam nos ajudando, eles assistem com conforto, apoio psicológico, a casa tem uma excelente estrutura, além de todo amor que recebemos em um momento tão difícil, com certeza que foi o essencial para vencer todo esse processo.", pontuou.

Finalmente curada, Angelina pode retomar suas atividades e viver todas as atividades normais de uma criança da sua idade. " Foi bem difícil para mim porque todo dia era químico, eu acordava de madrugada com dor, meu cabelo crescia, eu não podia deitar na cama porque quando eu acordava ele caia, agora ta sendo bom para mim, porque eu acordo com o cabelo, não preciso mais ficar internada tomando medicações. Foram anos sem ir para escola, ficava só internada, agora já retomei e estou de férias, na AACC foi muito legal, porque tem as tias que brincam e a escolinha que eles davam desenhos para distrair".

Dia MC Feliz

AACC-MT lançou nessa sexta-feira (12), a 25° edição do MC dia Feliz que irá acontecer no dia 24 de agosto em todo País, em Mato Grosso além de Cuiabá outros 7 municípios irão participar da campanha que adquire a maior arrecadação da associação que há 25 anos auxilia pacientes com câncer.

Em entrevista ao , o Presidente da associação, Claudemir Ferreira da Silva, disse que a campanha é a cereja do bolo que ajuda no custeio e no investimentos da casa que fica localizada no bairro Alvorada, em Cuiabá.
"A campanha MC dia Feliz, é uma campanha que ajuda a AACC de uma forma especial, ajuda manter o custeio na área social, lúdica e educação infantil, até porque nós desenvolvemos todos os nossos trabalhos de forma gratuita ao paciente e aos seus familiares, transporte, alimentação e estadia", explicou.

A ação que é realizada todos os anos sempre no dia 24 de agosto acontece com a venda de camisetas e dos tíquetes antecipados do Big Mac que este ano poderão ser adquiridos no (link do e-commerce), que ainda não foi disponibilizado ou no dia 24 de agosto, diretamente no balcão dos restaurantes do McDonald 's em Cuiabá.

Neste ano, o tíquete antecipado será comercializado no valor de R$ 19,00, ele já está à venda na casa da instituição. Segundo o presidente, a expectativa é que a venda supere a de 2023, onde foram vendidos mais de 30 mil tickets para os lanches. "A campanha do ano passado foi um sucesso, nos vendemos cerca de 30 mil tickets, o objetivo agora é chegar no mesmo patamar, ou até mesmo ultrapassar esse número", pontuou.

A ação conduzida pelo Instituto Ronald McDonald beneficiará 80 projetos de 49 instituições em 41 cidades nas 5 regiões do país, todas dedicadas à oncologia pediátrica. A AACCMT é atua desde 1999 para aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes em Mato Grosso.

Fonte: Gazeta Digital