18/11/2016 às 08:40
Todos os anos, no dia 23 de novembro a Associação de Amigos da Criança com Câncer realiza uma blitz educativa para divulgar a Campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Este ano, voluntários e funcionários da entidade irão às ruas logo cedo no dia 23/11 para conscientizar a população com panfletos informativos sobre os principais sintomas da doença. Quando diagnosticado no início o câncer infanto-juvenil tem 80% de chances de cura.
A blitz terá a presença da Doutora Suely Araújo (oncopediatra da Santa Casa de Misericórdia), que estará junto com a equipe da AACCMT tirando dúvidas da população quanto aos sinais e sintomas do câncer infato-juvenil. Uma equipe da drogaria Chick estará presente realizando exames de glicemia e medição da pressão arterial. Será feita a venda de camisetas, chinelos, copos e canecas da AACCMT para arrecadar recursos para manutenção da casa de apoio que mantêm crianças carentes com a mãe oriundas do interior e em tratamento em Cuiabá.
O papel dos pais no diagnóstico precoce é fundamental e, como diz o ditado popular, “intuição de mãe não falha”. É o que confirma Laura Maria Santos,de Itiquira (353 km de Cuiabá), mãe do Alexandre, que esteve na AACCMT com 7 anos diagnosticado com câncer no intestino. Ela contou que desde os 5 anos percebia que havia algo de errado com seu filho, mas os médicos que consultou não encontraram nada. “Só depois de muita luta, vendo ele mal e já no terceiro hospital é que foi encaminhado para Cuiabá e recebemos o diagnóstico”, conta.
Alguns dos sintomas que devem deixar os pais em alerta são: perda de peso, pupila branca ou muito dilatada, dor de cabeça, manchas roxas, febre, palidez, vômitos, sangramentos, dores nos ossos ou juntas, dores longas na barriga ou dificuldade de enxergar.
Infelizmente, não há modos de prevenção ainda apontados pela ciência para os tumores da infância e adolescência. “É por isso que diagnóstico precoce e orientação terapêutica de qualidade são as únicas formas de salvar vidas e garantir a essas crianças um futuro”, explica um dos fundadores da AACCMT, Benildes Firmo.
LOCAL: Praça Alencastro
HORÁRIO: A partir das 7:30 horas
DIA: 23/11 – quarta-feira
Fonte: Assessoria de Imprensa AACCMT