08/09/2014 às 10:43
Depois de se conhecerem em uma igreja de Palhoça, na Grande Florianópolis, as histórias de João Victor e Tatiana Solonca passaram a ser escritas juntas. A mulher emagreceu 27 quilos e doou parte do fígado para o menino, de 4 anos, que lutava contra o câncer desde os 2. As cirurgias de transplante ocorreram no final de agosto e agora, em setembro, os dois se recuperam bem. Ela, recebeu alto do hospital e já está em casa. Ele, continua internado e deve sair da unidade de saúde nas próximas semanas.
Tatiana se dispôs a verificar a compatibilidade com o menino, após conhecer a história dele por meio da avó da criança. Até então, a única pessoa compatível com João Victor era uma tia dele, mas a mulher não conseguiu concluir a doação porque ficou grávida.
Quando soube que poderia doar parte do fígado para João Victor, Tatiana começou uma luta contra a balança. Ela precisaria perder 27 quilos para conseguir realizar a operação e aumentar as chances de boa recuperação para o menino. A mulher contou com o apoio de voluntários para atingir o objetivo.
No começo do processo, ela estava com 97 quilos. Com um nutricionista e um personal trainer, mudou os hábitos alimentares e iniciou uma rotina de exercícios duas vezes por dia. Junto com a superação para perder o peso, nasceu a amizade da mulher com a família do pequeno.
O sonho de Tatiana era ser mãe de vários filhos. Após diversas tentativas e cinco abortos espontâneos, ela teve Pedro, de 4 anos, a mesma idade de João Victor. "Então eu me senti grávida de novo. Filho é um pedacinho da gente batendo do lado de fora e o João vai ser exatamente isso", refletiu ela antes da cirurgia.
Cirurgia e recuperação
Quando Tatiana estava quase atingindo o peso necessário e já sem gordura no fígado, os médicos informaram à família de João Victor que o tumor havia aumentado. Com isso, a criança precisou se submeter a novas sessões de quimioterapia. Já Tatiana acabou engordando dois quilos após a notícia, que foram queimados rapidamente.
O tumor da criança retrocedeu, mas ele não foi considerado satisfatório. Foi então que a criança conseguiu ir para São Paulo onde seria avaliado se o menino poderia fazer o transplante. No dia 20 de agosto, os procedimentos foram realizados.
Tatiana recebeu alta quatro dias depois da cirurgia, um antes do previsto pela equipe médica. Já o tempo de recuperação de João Victor será maior. Segundo o hospital, a recuperação da criança ocorre dentro do previsto. O menino teve alguns sintomas de começo de rejeição, mas o quadro foi revertido e ele segue se recuperando bem.
A criança continua internada na Unidade de Terapia Intensiva e o quadro de saúde é considerado bom pelos médicos. João Victor deve reber alta entre 15 e 20 dias. Depois, ele continuará o tratamento em São Paulo, para só mais tarde retornar para casa, em Florianópolis.
Fonte: G1 Santa Catarina