Imprensa

Curada do câncer, mulher arrecada lenços para ajudar outras pacientes

15/05/2014 às 10:36

Curada do câncer, mulher arrecada lenços para ajudar outras pacientes

 A superação de um câncer de mama incentivou uma moradora de Guarujá, no litoral de São Paulo, a criar uma campanha que visa melhorar a auto-estima das mulheres que passam pelo tratamento da doença. O projeto “Lenços do Bem” já recolheu quase mil lenços que serão distribuídos às mulheres nos hospitais da Baixada Santista.
Elma Maria de Andrade, de 50 anos, conta que a notícia de que estava com câncer de mama abalou sua vida no início do ano passado. “Meu mundo desabou, comecei a chorar, estava em choque. O que passa na sua cabeça é que você vai morrer. Tudo perde o sentido, nada tem valor, é um sentimento muito ruim. Mas depois o médico conversou comigo com calma, as palavras dele tiraram tudo de ruim de dentro de mim”, relembra.

Ela passou por uma cirurgia e encarou a fase de quimioterapia e da radioterapia. Ao perder o cabelo, Elma de Andrade chegou a comprar perucas, mas elas não foram suficientes para recuperar sua felicidade. “Fiquei careca e fiz a prótese capilar, mas só usei quatro dias. Ganhei perucas, mas na verdade eu me sentia mais bonita com o lenço na cabeça. O lenço é um complemento do cabelo, dá um charme, acho elegante. Me fez muito bem”, conta Elma.
Ao descobrir que estava curada do câncer, a mulher sentiu que precisava ajudar outras pessoas a superarem a batalha contra a doença. “Me deu a vontade de fazer algo. Tive a ideia dos lenços, porque eu amo lenços. Minha filha criou o evento na internet para arrecadar doações, e em poucas horas já tinha muita gente aderindo. Fiquei muito feliz. Por essa ação eu sempre menciono a frase: 'nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos'”, afirma.

Elma conta que já recebeu a doação de centenas de lenços, que serão distribuídos para as pacientes dos hospitais Santa Casa, Guilherme Álvaro, Ame em Santos e no hospital Santo Amaro, em Guarujá. “Nem toda mulher tem dinheiro para comprar um lenço bonito. As pessoas falam que eu podia ter feito uma campanha pedindo outras coisas, pensam que lenço é besteira. Mas eu pensei na no amor próprio da mulherada. O lenço vai ajudar as mulheres que gostam de se sentirem bem e bonitas em qualquer ocasião”, afirma.
A arrecadação de lenços termina nesta sexta-feira (16) e, para isso, Elma organizou um evento que vai contar com a palestra de uma médica oncologista, uma psicóloga e o depoimento de mulheres com câncer. A ideia é que todas as participantes usem um lenço na cabeça, que será doado após o evento. A palestra será às 19h, na avenida da Saudade, 454, em Guarujá.

Fonte: G1

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet