19/11/2013 às 08:27
O câncer é a segunda maior causa de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos e para conscientizar os pais sobre os sintomas da doença, foi lançada em Cuiabá a Semana de Diagnóstico Precoce, que faz parte da campanha “Novembro Dourado”, realizada pela primeira vez no Estado.
Para marcar a data, foi inaugurada uma nova ala da Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACC-MT) que, atualmente, recebe cerca de 130 crianças e adolescentes de Mato Grosso, de outros estados e até da Bolívia e do Paraguai, para tratamento.
Por ano, são descobertos aproximadamente 9 mil casos de câncer infantojuvenil no Brasil e a chance de cura é de 70% se a doença for diagnosticada precocemente. Entre os sintomas que devem ser notados pelos pais ou responsáveis estão dor de cabeça pela manhã acompanhada de vômitos, palidez, sinais azulados na pele, perda de peso em um curto período de tempo e aumentos dos gânglios no pescoço, axilas, peito, abdome e virilha.
Nas crianças e adolescentes, em 33% dos casos o diagnóstico é leucemia e em 20% o tumor ocorre no sistema nervoso central. Oncologista e coordenadora da pediatria do Hospital do Câncer, Sueli Santos Araújo recomenda aos pais alerta para alterações no corpo dos filhos, que podem sinalizar um câncer.
“Hoje temos mais casos, porque se descobre mais casos, o que não acontecia antes. Mas as alterações como inchaço, prostração e mudança de comportamento rápida devem ser observados”.
Fonte: Comunicação AACCMT