24/07/2013 às 09:00
Cuiabá recebe neste final de semana o 1º Campeonato Internacional de Wushu, que vai reunir cerca de 150 atletas praticantes do Kung Fu Wushu. A competição será realizada no ginásio Aecim Tocantins, entre os dias 25 a 28 de julho. Além do Brasil, estão confirmados atletas da China, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, EUA, México e Bermuda.
A abertura será quinta-feira, às 19h, no Aecim Tocantins, e a cerimônia terá demonstrações de Kung Fu Wushu para o público. O evento também contará com a presença de lutadores brasileiros do Kung Fu Wushu, como Edson Silva, Roberto Neves e Emerson Almeida, todos com títulos internacionais. Nos outros dias, a programação ocorrerá das 9h às 11h, e das 15h às 19h, com aproximadamente 95 demonstrações de Taolu e 30 de Sanda.
- Este campeonato será um marco para o Kung Fu Wushu no Estado. Além de incentivar os atletas e promover a troca de experiências entre eles, também dará mais visibilidade ao esporte - disse o secretário de esportes Ananias Filho.
O presidente da Federação Mato-grossense de Kungfu Wushu, Bruk Lee, explica que o Kung Fu Wushu se diferencia do Kung Fu tradicional por ser uma prática mais olímpica. De acordo com ele, o campeonato irá contemplar duas modalidades do esporte, Taolu e Sanda.
A primeira é voltada para a técnica com espada, lança, facão e bastão. Já a Sanda é a técnica de combate e luta. As disputas de Taolu irão contar com uma área oficial para a competição, doada pela Chinese Wushu Association, que é semelhante a um tablado de Ginástica Olímpica e utilizada nas principais competições internacionais da International Wushu Federation (IWUF).
O evento é gratuito e aberto ao público. A Federação de Kung Fu Wushu lembra, no entanto, que no local haverá arrecadação de alimentos não perecíveis para doação à Associação de Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT).
Fonte: Globo Esporte Cuiabá