24/11/2012 às 14:00
Para alertar sobre os sintomas do câncer infantojuvenil e sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, a Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACC-MT) realiza uma caminhada de conscientização neste sábado (24.11), às 16h, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Na terceira edição, a ‘Caminhada dos Super-heróis em Combate ao Câncer Infantojuvenil’ pretende reunir a população para esclarecer sobre o desenvolvimento silencioso da doença, que é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes de 5 e 19 anos. De acordo com estudos médicos, o diagnóstico precoce é o fator predominante na cura, que pode chegar até a 85% dos casos.
Durante a caminhada, que terá saída da praça em frente ao Restaurante Universitário, médicos explicarão sobre os sintomas do câncer infantojuvenil que, na maioria dos casos, podem passar despercebidos como uma anemia, dores de cabeça, febres prolongadas e sem causa aparente, fadiga, perda de peso e palidez, entre outras alterações que podem ser confundidas com doenças infantis.
Estudantes de medicina da UFMT estarão presentes no evento realizando aferição de pressão. A ação contará também com o apoio dos profissionais e voluntários do MTMamma. As 100 primeiras pessoas que chegarem ao evento receberão uma medalha de participação. Durante a caminhada, estarão presentes as crianças e adolescentes em tratamento do câncer hospedadas na Casa de Apoio da instituição, em Cuiabá.
Mais informações sobre a III Caminhada dos Super-heróis em Combate ao Câncer Infantojuvenil, ligue: (65) 3025 0800.
Fonte: Assessoria Imprensa AACC-MT